domingo, 2 de setembro de 2007

Boa sorte e consciência

Um casal de adolescentes, amigos meus, tiveram um filho. Não que tenha sido planejado por todos, mas hoje ele é a benção de toda a família. Os pais ainda são jovens, estudantes e têm toda a vida pela frente, porém agora com a responsabilidade de educar um filho, mais um habitante deste mundo louco em que vivemos. De onde tirar conhecimento suficiente para passar para seu filho?

Claro, da educação que receberam de seus pais. É como se fosse um ciclo, tudo o que você aprende, um dia passará para seu herdeiro que mais para frente ensinará a outros, etc. O que não se pode negar é que o mundo muda e, com ele nós também, então fica complicado passar adiante uma educação rígida que recebeu nos anos 60, para seu filho que vive hoje no século XXI, sabendo que ele, ainda adolescente, tem o dever de ensinar um ser que viverá numa época que mal podemos imaginar como será.

Então podemos suspeitar da educação vinda dos pais, no sentido de que esta, agindo sozinha, não tem força alguma para formar, moralmente dizendo, uma pessoa; pois é preciso saber como a tal encarará o mundo lá fora e também seus próprios obstáculos. O que podemos desejar então é sorte aos pais que educam e, consciência aos filhos que aprendem.

4 comentários:

Lígia Ruy disse...

Pode ser. Mas acho arriscado deixar por conta da sorte. Afinal ela não sorri para todos. Uma menina que estudava comigo engravidou. A mãe dela a expulsou de casa e ela teve que ir morar com o "namorado" (que nem namorado era)que a tratava super mal.
O melhor é evitar se indesejado. Caso aconteça, é fundamental ser responsável.

Aline Costa disse...

Sem dúvida, Li. Mas é que eu realmente não consigo entender o que leva à gravidez, sabe?
Assim, fisiologicamente eu sei, mas não sei como tanta gente, dos mais variados perfis pode deixar chegar 'ao ponto'.
A gente fala que é falta de informação, que é irresponsabilidade, que isso, que aquilo... mas parece que cada caso é um caso - o dificil é explicar o porque de 'tantos' casos!

Lígia Ruy disse...

É verdade. Dificil entender o por que de tantas adolescentes grávidas, em especial nos centros urbanos, onde esta questão é tão divulgada.

Yuri Kiddo disse...

"O que podemos desejar então é sorte aos pais que educam e, consciência aos filhos que aprendem"


viiiiiiiiiiish!!! parece até letra de rap... arregaçô perna