terça-feira, 2 de outubro de 2007

A obrigação de amar os pais

fonte: Abril: Especial caso Richthofen




Todos conhecemos ou pelo menos ouvimos falar do Caso Richthofen, que chocou o Brasil em Outubro de 2002. Suzane Von Richthofen foi acusada de matar os pais e provou ser uma psicopata fria, bárbara e cruel. Sob especulações de que ela foi manipulada pelo namorado, ela quase não demonstra arrependimento ao falar do crime. Outros dizem que ela foi a manipuladora. Mas o que leva alguém a matar os pais não é o tema a ser discutido agora.

Comecei pelo caso de Suzane porque ilustra bem o que quero mostrar aqui. Na comunidade do Orkut
Eu DEFENDO Suzane Richthofen!! um tópico me chamou a atenção onde um garoto questiona que é um caso comum que pode acontecer em qualquer lar. Uma garota inteligente, bonita, rica, cursando o ensino superior e que aparentemente não tinha motivos para matar os pais... Intrigante não? Na comunidade de humor-negro Santa Suzane Richthofen pode-se ver muitos tópicos defendendo a atitude tomada pela Suzane. Um "André" tenta defendê-la com argumentos fraquíssimos e sem fundamento como pode ser visto na própria comunidade.

Não deveríamos ser obrigado a amar nossos pais. Mas somos, pelos costumes e valores da sociedade. Dizer ou mesmo sentir essa ausência de amor paternal é mais comum do que imaginamos, mas é ocultado pela represália dos olhos preconceituosos das pessoas. Muitos amam os pais porque acostumaram, mas não é realmente amor. Por que a divergência entre irmãos é vista de forma bem mais aceita? Os irmãos são tratados como iguais na hierarquia familiar, sendo os pais rei e rainha. Visto desta forma, os filhos não têm direitos sobre os pais. Eles mandam, a prole obedece. Alguns justificam esse abuso de autoridade como forma de amor e educação. Então os filhos deveriam poder "amar" da mesma forma. A diferença é que os filhos não têm opção de ter pais, mas os pais têm opção de ter um filho. Assim, deve por lei zelar por sua saúde, educação, lazer, etc, como consta no art. 4º do
Estatuto da Criança e do Adolescente. Uma notícia da revista Consultor Jurídico de dezembro de 2006 trata exatamente deste assunto.

Serve também para o oposto. Os pais não são obrigados a amar os filhos, embora acredito que não há amor mais cego, puro e idiota que o amor de mãe. Por mais inescrupuloso e mau-caráter que o filho seja, ele pode perder tudo, mas o amor de sua mãe vai estar sempre vívido dentro dela. Matar alguém é algo a ser pensado com muita cautela. No caso de Suzane, foi um crime premeditado. Talvez ela tenha tido os motivos dela para sair de casa, denunciar os pais por algum tipo de abuso, que seja. Não é crime não amar, mas matar é e quase nunca é justificável. Ainda mais num caso de família, onde o sangue derrubado, é o mesmo que o seu.

7 comentários:

Talita Perna disse...

Ninguém é obrigado a amar ninguém. Você ama às pessoas que te fazem bem, ou que pelo menos querem seu bem. Como um filho pode amar seus pais que só o maltratam. Não existe isso. Pelo menos eu não amaria. Mas espera um pouco. Matar, não. Ainda mais da forma covarde como fez Suzane. Isso não é falta de amor, é falta de caráter!

Muito bom o texto Yu! E amor de mãe, quando verdadeiro, é o melhor amor do mundo!

Lígia Ruy disse...

Tema muito polêmico senhor Yuri. Concordo que os filhos não são obrigados a mar os pais, mas é normal amarmos, mesmo se mal tratados, as pessoas que tivemos nosso primeiro contato e que, de uma forma ou de outra, nos passaram as primeiras lições de vida.

No caso de filhos abandonados pelos pais não amar é possível, pois muitos deles não chegaram a conhecer os pais.

Bom texto Yu.

beijos

Fernando Freitas disse...

Caso complicado...
Quando não há amor entre pais e filhos - e isso realmente não é uma obrigação - a melhor saída é o desligamento, como em qualquer outro relacionamento, penso eu.
O problema é que, quando um filho consegue ter condições emocionais e financeiras para cortar relações com os pais, já sofreu um bocado. Isso porque, até que ele tenha essas condições, é "obrigado" a tolerar os pais.

Alice disse...

o patinho que acaba de sair segue a primeira coisa que vê. esta será sua mãe. não é muito diferente com a gente. não amar os pais é uma escolha quando nosso simbolismo nos permite. não amar os filhos também, que beira a patologia, mas me falta propriedade. é apenas uma regra social, não da natureza, como disse Levi-Strauss, em "Natureza e Cultura" e "Tabu do Incesto".

Yuri Kiddo disse...

hell yeah!

Anônimo disse...

Tudo bem, os filhos podem até nao ser obrigados a amar suas mães, mas se imaginassem o tamanho do amor que as mães dão pra eles enquanto tem que educá-los, não se atreveriam a não amá-las.
Ontem eu era filha...hoje sou mãe. Não sabia o tamanho desse amor...se soubesse teria amado e respeitado muito mais minha mãe, como amo e respeito agora. Obrigada mãe e pai!!

Talita Perna disse...

Mas se deve levar em consideração que nem todas as mães dão esse carinho e educação, e muitas vezes nem mesmo atenção, por isso não podemos generalizar.