quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Onde tuuudo começa!

fonte JORNAL DE SÁBADO

Você está grávida. Que festa a família toda comemorando, seu marido super feliz e você muito tranqüila, pois pensa que deve se preocupar de verdade com a formação do seu bebê somente daqui nove meses, após seu nascimento. Engano seu.

Estudos atuais comprovam que a vida de um feto não é tão simples assim e muito menos tranqüila como muitos imaginam. A vida intra-uterina é tão agitada e complicada como os que já vivem no mundo externo. A mãe precisa estar com seu lado emocional em constante paz, para que o feto não absorva os sentimentos de angústia e medo, por exemplo, vindos da mãe. É na placenta onde ocorrem as trocas entre mãe e filho e, por mais que não pareça tudo o que a mãe sente é passado para o bebê. Transmissões sonoras enquanto dorme, come, conversa são emitidas, mas claro que em uma proporção melhor, digamos um pouco mais abafadas.

Os ruídos do mundo externo também são captados pelo bebê, fazendo assim com que ele consiga distinguir as vozes dos pais. Este é o ponto!
É muito importante para o feto que os pais, principalmente a mãe, conversem com ele durante a gestação, dessa forma eles ajudam no desenvolvimento tanto físico quanto psicológico do filho.

A psicóloga clínica, Ana Maria Moratelli da Silva Rico fala sobre a importância do bom convívio entre um casal durante a gestação: “[...] a qualidade do vínculo entre os parceiros, no momento da concepção e durante a gravidez, é fundamental para o equilíbrio da relação mãe-bebê, uma vez que o feto consegue captar os estados afetivos maternos tanto os de felicidade, tranqüilidade e satisfação quanto os de choques emocionais, ansiedades, raiva, depressão e estresse.”

Ao invés de pensarem que é necessário se preocupar com a educação que darão ao seu filho apenas após o nascimento, os pais devem saber que é essencial já dar carinho, amor, segurança e principalmente ensinarem, mediante conversas, o que quiserem durante a gestação.
Portanto educação não vem só de casa e de berço, mas também da vida intra-uterina.


"A VIDA EMOCIONAL DO FETO" por Ana Maria Moratelli.

5 comentários:

Aline Costa disse...

Lê!!!!!

O texto ficou muito bom e eu adorei o tema - foi muito criativo.

PARABÉNS!!!!!!!!

Fernando Freitas disse...

Uma observação:

As afirmações do texto são de um segmento relativamente moderno da medicina/psicologia, e um pouco exagerados: a relação mãe-pai-feto, as conversas, as influências do mundo externo na gestação etc.

Sinceramente, não acho que isso reflita diretamente na saúde e bem estar do bebê. O que vai ser muito bom para a criança é saber, mais tarde, que ela foi muito desejada e amada pelos pais. E só.

Letícia Conti disse...

Não acho que sejam exagerados. Modernos sim, pois são estudos atuais que comprovam que o modo como a mãe vive na gravidez altera sim e de forma relevante a vida e o desenvolvimento do feto.

Não só por ser novidade, mas acredito porque como o feto está ligado através da placenta com a mãe, também sente tudo o que ela sente.

Aline Costa disse...

"Há muito mais entre o céu e a terra do que julga nossa vã filosofia"...

Acredito sim que o feto sente muito mais do que podemos imaginar. Não acho possível que todas ações e reações das crianças sejam fruto apenas do instinto, sabe? Acho que elas já aplicam aquilo que "vivenciaram" quando fetos, mesmo sem saber dizer que "sei/sinto isso pq quando estava na barriga da mamãe..."

Yuri Kiddo disse...

boto fé que seja verdade sim. Inconscientemente ajuda a formar a personalidade do bebê e da criança todas as emoções transmitidas enquanto feto e na infância. A consciência pode ser menos presente do que imaginamos.

ótimo texto e muito "polêmico" pelo jeito, lê! ^^