terça-feira, 28 de agosto de 2007

Hit Me Baby, One More Time

A violência doméstica constitui na omissão dos pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes, sendo capaz de causar danos físicos, sexuais e psicológicos. Essa tirania causada pelos responsáveis da infância (pais, diretores de escola, professores, etc.) é um ato bárbaro e implica numa transgressão de poder absurda.

É super comum e aceitável uma criança apanhar, ser humilhada através de insultos e xingamentos. As pessoas depois de grande coisificam a infância e a tornam algo distante. Elas aprenderam que é através de violência que se molda um adulto descente, uma pessoa de bem e educada. Educação. Essa é a justificativa para a dor. Mas por que essas pessoas que batem em seres mais fracos, em suas próprias proles, não batem em adultos que fazem coisas erradas e estúpidas? Se for para “educar” desse modo, que a regra se aplique a todos. Tenho certeza que um adulto entende muito melhor o mundo do que uma criança.

A ingenuidade da criança é posta em cheque e a infância está cada vez mais curta. Crescemos com medo, inseguros, envergonhados de nós mesmos. A vassoura quebrada nas costas ainda dói, as cicatrizes da tortura ainda estão abertas, os gritos ainda são ouvidos no silêncio. E seu sexo, cheira mais forte que qualquer perfume.

6 comentários:

Alice disse...

"Ainda assim, a evidência derivada da análise do comportamento nos diz que mesmo quando a coerção atinge seu objetivo imediato ela está, a longo prazo, fadada ao fracasso. Sim, podemos levar pessoas a fazer o que queremos por meio da punição ou da ameaça de puni-las por fazer qualquer outra coisa, mas quando o fazemos, plantamos sementes do desengajamento pessoal, do isolamento da sociedade, da neurose, da rigidez intelectual, da hostilidade e da rebelião"

Coerção e suas implicações - Murray Sidman

Fernando Freitas disse...

Acredito que o bom senso é fundamental. Um puxão de orelha de vez em quando pode, sim, ser benéfico. Desde que acompanhado pelo diálogo, com respeito (porque criança merece respeito)

Lígia Ruy disse...

Acredito que uma boa conversa é o ideal. Essa agressividade dos pais mostra perda de controle e excesso de autoridade. Os pais que não conseguem criar os filhos para entender e discernir as coisas que lhe passam estão indo pelo caminho errado. Criam seus filhos para serem violentos e/ou violentados.

Yuri Kiddo disse...

exatamente ligia... mas esse é o pensamento de adolescentes que não fazem idéia de como ser pai!

Lígia Ruy disse...

Concordo que fazer uma análise do ponto de vista do filho é fácil. Porém esse pode ser também o pensamento de filhos que foram educados desta forma e aprovam. Ou ainda de filhos que não foram mas pretendem educar seus filhos assim. Mas acreditar que os pais ganham autoridade quando batem nos filhos é um equívoco, pois os filhos (e isso eu posso dizer) sentem medo de apanhar, não respeito por quem os bate.

Aline Costa disse...

Concordo com a Lígia... respeito é tudo. Mas a gente pode entrar ainda na seguinte questão: para alguns pais, o que importa não é o respeito, e sim, a obediência...