segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Tudo em casa. Mas tudo mesmo?

Em via de regra a casa é o primeiro meio social do qual fazemos parte. É o primeiro lugar no qual procuramos nos firmar, ser ouvido e aceito - e durante esse processo descobrimos que há limites, responsabilidades, bons modos – enfim, somos educados.

Até aí, nenhuma novidade. Só que há famílias que vão além: mais que 'educação', proporcionam aos seus filhos o 'ensino'. É o homeschooling.

Entre um 'lave as mãos antes de comer' e 'não deixe o tênis na sala', os pais perguntam aos filhos como está a leitura do livro sobre os egípicios ou falam sobre Joana D'Arc.

As crianças propõem os temas, os pais as direcionam na medida do possível: algo bem próximo do construtivismo.Não parece ser grande o número de famílias que adotaram o sistema, mesmo em termos mundiais, o que eu acho ideal.

Não acredito que todas as famílias estejam tão antenadas com o mundo a ponto de se equipararem com a estrutura de uma escola (por mais precária que ela seja): diversos professores, biblioteca, colegas de lugares (ao menos bairros) diferentes.

4 comentários:

Lígia Ruy disse...

Embora considere impotante os pais participarem da educação de seus filhos, acho que o ensino na escola é fundamental para o desenvolvimento social da criança.

Yuri Kiddo disse...

Concordo. Mas acho a escola só uma perda de tempo gigantesca.

Aline Costa disse...

Ai, Yuri, aí acho que acabmos caindo no que o Prof. Dr. (hahaha) Marcelo disse - que achamos que a escola não adianta, mas 'rejeitamos' quam não estudou, não damos credibilidade a quem fala 'errado', etc...
Eu, particularmente, acho a escola muito importante por ser um local que 'imita' a vida. Temos que seguir regras, mesmo que não esxplicitas, temos que conviver com muitas pessoas, temos que saber como se dirigir a 'um superior', etc...
E isso tudo a gente começa aprender (e questionar) na escola. Tudo o que aprendemos em casa não pode se limitar ao nosso 'mundinho'...

Fernando Freitas disse...

Fazendo um link (esse termo tá na moda. rs!) entre esses três comentários, eu diria que concordo com a Lígia no que se refere ao círculo social que a escola proporciona.

Yuri, acredito que o ATUAL MODELO DE ENSINO seja uma grande perda de tempo mesmo. Mas não a escola em si. (Acho que foi o que você quis dizer. Me corrija, se necessário)

Aline, são essas "regras" que, a meu ver, têm de ser reformuladas.
Muitas delas acabam virando coerções, e isso é abominável!