domingo, 23 de setembro de 2007

Diálogo e sexo na boca de todos

"Assim entre os 12 e os 13 anos nas meninas e os 13 ou 14 nos meninos aparece de repente o interesse pelo sexo oposto, ainda que cada adolescente seja um mundo à parte". Começo meu texto com essa frase de Teresa Artola González¹, pois o assunto de hoje envolve sexo na adolescência.

Os tempos mudaram e hoje em dia falar sobre isso não é mais um pecado. A vida sexual dos jovens se inicia cada vez mais cedo e o diálogo entre pais e filhos se torna cada vez mais essencial. A boa conversa, o esclarecimento, e a abertura para escutar os filhos podem evitar muitas conseqüências indesejadas. Vemos no nosso dia-a-dia meninas grávidas sem estrutura nenhuma para criar um filho, e além disso, adolescentes com as chamadas Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Os filhos também devem fazer sua parte. Procurar os pais para conversar e tirar suas dúvidas quanto ao assunto e também outras fontes de informação, como por exemplo especialistas que trarão mais conteúdo sobre esse tema. Após isso, colocar em prática o que se aprendeu, com responsabilidade e cuidado.

Mesmo sendo complicado de se tratar com um filho, os pais devem se atentar para o fato de que a solução para esse assunto não é escondê-lo. Mais cedo ou mais tarde a descoberta dessa vida sexual se dará, e o melhor é que esse adolescente esteja preparado para lidar com essas novas experiências.


¹ Teresa Artola González é Doutora em Psicologia pela Universidade Complutense, de Madri. Desenvolveu um amplo trabalho de pesquisa e docente no campo da Psicologia infantil como Professora do Departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação. É autora de diversas publicações em sua maior parte dedicadas aos problemas de aprendizagem, sua avaliação e tratamento.

Fonte: Portal da Família

Nenhum comentário: