terça-feira, 25 de setembro de 2007

A infância em extinção


fonte: All Posters



Os tempos, definitivamente, são outros. No passado recente, tudo o que as crianças mais queriam ganhar eram brinquedos. Mas nesse novo mundo, caracterizado por uma infância cada vez mais precoce que faz com que a vaidade e o individualismo cresçam rapidamente, meninos e meninas de 12 anos para baixo estão progressivamente abraçando o mundo da moda, da tecnologia, e do sexo.

Fui a uma festa umas semanas atrás de uma garota de classe média alta que estava fazendo 11 anos. A casa dela havia se tornado uma balada. Funk e música estilo black de letras pornográficas e insinuantes tocavam bem alto enquanto as crianças dançavam na “pista” improvisada. DJ, som duvidoso, luzes... Fiquei impressionado e triste com aquilo tudo. Os presentes não eram brinquedos ou algo do tipo. Eram roupas, maquiagem, sapato, jóias.

Essa nova geração é chamada de tweens, abreviação da palavra between (entre, em inglês) e trocadilho com teens (adolescentes). Um personagem que espelha e satiriza essa nova classificação é o Bob Esponja Calça Quadrada (foto), que não sabe se é adulto ou se é criança. O estímulo excessivo de vaidade na criança pode trazer sérios problemas para o futuro. Um exemplo disso é o número crescente de crianças preocupadas com regimes, maquiagem, moda e coisas do tipo. Na minha época ganhar roupa era o fim, eu gostava mesmo era de ganhar brinquedos, como todas as crianças. E brincar na rua até o anoitecer. Hoje as únicas crianças que vemos nas ruas são as que não têm casa para morar.


foto por Blad Meneguel



Li uma matéria na revista Caras sobre o aniversário da Sasha, a filha da Xuxa. Como uma mulher que se diz “A Rainha dos Baixinhos” pode destruir a infância da própria filha? De presente, a pequenina que completou 9 anos ganhou uma moto. É, uma moto. E na trilha sonora da festa de aniversário, repetimos o funk: “Sasha gosta, mas eu amo funk. Sem querer, acabei influenciando um pouquinho na escolha”, a mãe. Imaginemos esse “pouquinho”. Para me ajudar, a revista Contigo fez uma entrevista muito mal-feita com a Sasha. Agora pergunto, caros leitores, essa garota aparenta ter apenas nove anos?

9 comentários:

Osvaldo disse...

Não é só a infância que está sendo brutalmente podada,a própria adolescência, ontem ao escutar a música do Gonzaguinha cujo refrão dizia; " Viver e não ter a vergonha de ser feliz..." Lembrei dos carnavais que passava no interior e de como eram os bailes no salão, pois é, se escutava Gonzaguinha, hoje vc escuta "Só as cachorras..." E quanto Sasha e cia bela, são vítimas da precaria educação prestada em casa, principalmente por que nunca viveu em um núcleo familiar. Importante este tema, e parabéns pelo blog!
Abraço à todos, em especial para Ligia!

Anônimo disse...

"Abraço à todos, em especial para Ligia!"

Anônimo disse...

Muito bom o blog!
Este tema de crianças não serem mais crianças é muito relevante.O fato de crianças brincarem de adulto, de casinha, usar o sapato dos pais, até ai td bem.SEr crianças é imitar os adultos, mas imitar nas brincadeiras.As crianças não brincam mais.Crianças de 4 anos sentem-se ofendidas se são chamadas de crinaças.Usam salto para ficarem maiores.Mas os culpados somo nós adultos, a oreintação que damos.Mais relevante ainda foi a observação feita pelo donmo do blog; a xuxa q preza a prórpia infância, transformou sua filha de 9 anos, é isso? em uma adolescente, jovem, mocinha, sei lá.Isto nos faz pensar muitas coisas, até que ponto tudo é verdade.

Anônimo disse...

Oi,eu tenho 11 anos,e mesmo sabendo que sou criança e não adolescente,eu gosto sim de maquiagens e roupas de marca,mas também gosto de coisas de criança.
Tbm não é só pq eu gosto de funk que eu estou destruindo minha infância,e minha mãe apoia o que eu estou dizendo.
Pode até ser que algumas crianças apelam para o lado ruim,infelizmente,só que não são todas, e eu sou uma prova disso.ok?
Mas eu gostei bastante do seu blog,só falta fazer as considerações que eu fiz.TCHAU.

Anônimo disse...

Eu sei o motivo! porque vcs axam que a sasha é tao grandona ? com 10 anos ela é peitudona,e 10 anos é pirralhiçe! a xuxa é demoniaca! por isso q a xaxa e grande

Anônimo disse...

oi, eu tenho 11 anos e eu nao acho problema nenhum em colocar maquiagens.e eu tb brinco, alias eu quando vou sair sempre coloco um gloss por a caso é pecado??

nao tem nada a ver se eu gosto de maquiagem.eu gosto e pronto

eu nao sou a dolescente eu sou uma criança e nao acho pecado ou crime usar maquiagem


eu assisto tz tb, eu uso maquiagem, eu brinco, eu estudo, eu gosto de pulseiras,colares,brincos.....

eu sou uma pessoa feliz

Anônimo disse...

Cada um é do jeito que quer!
Se a xuxa cria a filha dela assim o problema é dela!
è cai entre nós a sacha é Linda!

Anônimo disse...

-Oi,primeiro quero dar parabens para o blog pq realmente esse assunto causa muita polemica e as opinioes sao diferentes.
-O problema aqui não é usar maquiagem de vez em quando e ta certo cada uma cria o filho do geito que quer,mas as crianças de antigamente que brincavam na rua e não tinha essas frescuradas de hoje foram muito mais felizes pq podem dizer que tiveram uma infacia feliz.
-Eu tenho quase 14 anos,quase não uso maquiagem,não brinco de boneca mais brinco igual criança,ainda estou na fase de paquerinha e agora que estou começando a usar sauto.E ainda não digo que tive uma infância feliz que neem a minha mae.
-A Sasha é muito linda,mas é muito pra frente pra idade dela e foi criada dentro de casa sem brincar.Se veste como se tivesse uns 15 anos.

BEIJOS

Apolo eu te amo♥ disse...

Olha não e só pela beleza mais sim,pela capacidade de ser feliz e lutar com raça de força de vontade a xaxa meneguel e uma menina muito bonita e inteligente.Então todo mundo diz assim ai ela e famosa e tem de tudo não e assim e pelo suor que ela conquistou acho que todo mundo devia concordarr comigo certo então acho que nois todos deviamos fazer igual lutar pelo o que quer e isso'.Beijos