sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O amor não supera tudo

Fonte da Imagem:www.ocio.quitua.com.mx

Segundo dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram registrados 95,9 mil caso de divórcios no país em 1994, contra 94,8 mil em 1993. Esse aumento revela que o “felizes para sempre” não acontece na prática. Desiludidos, os casais não têm mais a necessidade de casar para ficarem juntos, como afirma outro estudo do IBGE que diz que entre a década de 80 e 90 o número de casamentos realizados baixou de 948,2 mil para 775,2 mil.

O fim do casamento é, na maioria das vezes, doloroso. O casal sofre, os filhos sofrem, e o sentimento de incapacidade de ser feliz e manter um relacionamento, muitas vezes também faz companhia ao casal. A Dra. Olga Inês Tessari* afirma que o divórcio acontece por falta de aceitação das diferenças, idealização do companheiro e por imaturidade emocional.

Casais divorciados dificilmente têm bom relacionamento, e a briga na justiça por bens, pensão, filhos, só piora o desentendimento. Embora pareça inacreditável, existem pessoas - em especial mulheres - que são violentadas física e moralmente, porém mantém o casamento por medo, insegurança, falta de auto-estima e problemas financeiros.

A Dra.Olga afirma que para manter um relacionamento saudável o diálogo é fundamental: ”O amor supera algumas barreiras, não todas. Não é o amor, mas o diálogo que vai determinar quais as barreiras que serão superadas”. Aprender a dialogar nem sempre é fácil. Muitas pessoas foram educadas para permanecerem caladas e a adaptação pode ser difícil, mas é sempre favorável.



Livro sobre relacionamentos:
Os Homens São de Marte, as Mulheres são de Vênus

Lei que regulamenta o divórcio:
clique aqui



*A Dra. Olga Inês é psicóloga, psicoterapeuta, escritora, pesquisadora, consultora e palestrante.
Para mais informações acesse o site:
Ajuda Emocional

3 comentários:

Yuri Kiddo disse...

http://bp2.blogger.com/_dak7v-JzrNI/Rs8Q98CmGZI/AAAAAAAAAhU/iwv_e_h7foI/s1600-h/yes.JPG


até que a morte os separe então!!!
oh a cara de feliz do noivo!! elaiá

gostei bastante do texto li, e vc ter posto o link do livro ficou bem legal ;)

Anônimo disse...

Não sei se concordo que o amor não supera tudo, porque mediante tantos problemas que há em uma relação, como relacionamento, financeiro, filhos etc., é muito difícil dar um basta quando algo te prende, voce pode até separar para se ver livre do problema mais acredito que não vai ficar bem, vai sempre achar que se precipitou, mais claro, que, depende muito do motivo da separação, às vezes é melhor sofrer sozinho do que a dois.

Osvaldo disse...

Bom ver um texto seu!Parabéns pelo blog, gostei muito. Quanto aos relacionamentos, creio que hoje as pesoas já se casam sabendo que podem separar a qualquer momento, se precipitam e com isso quem acaba sofrendo mais são os filhos. A pessoas precisam refletir bem mais sobre oq é formar um núcleo familiar,sem isso fica difícil uma evolução positiva, e isso vai gerar cada vez mais a sensação de derrota pessoal, a falta de respeito do cotidiano acaba rfletindo nos relacionamentos, e sem respeito não se chega a lugar nenhum.
Bjs!